Olá! Sou O Amante do vinho.
Gianni Volpato.
Conselheiro e especialista na escolha dos vinhos da Vinhos Prime, a qual quero agradecer para me conceder esta honra.
Falar de vinhos nunca é fácil, pois cada Nação Produtora, com os seus produtores locais de vinhos, sempre exaltam os seus próprios produtos. E assim, influenciam as tendências de consumo de cada País, Região, Cidades e Vilarejos.
Hoje! Dos vinhedos para as adegas os progressos tecnológicos e científicos mudaram a vinificação, criando vários métodos para a elaboração de um vinho. Degustar e classificar um vinho requer estudos de muitos anos, e um olfato e paladar afinados. Muitas vezes nos preocupamos em como escolher uma boa garrafa, se o vinho é jovem ou demasiado velho se ela está muito fria ou se permaneceu por muito tempo em uma temperatura ambiente, se combinará ou não com os pratos, eis algumas das dúvidas. Independentemente se quiser se tornar um especialista ou simplesmente como saber apreciar um vinho, a degustação é a única maneira de adquirir reais conhecimentos. Na apreciação e na descoberta sensorial de um vinho, Olfato, Paladar e visão jamais poderiam ser substituídos por livros e ilustrações.
O conselho que posso dar é antigo e vem dos antepassados e velhos da minha região: “Tutti i Vini sono buoni má il migliore e quello che ti lascia la bocca buona”, ou “Todos os vinhos são bons, mas o melhor é aquele que deixa a boca com uma boa sensação”. E claro, aquele que combina melhor com o seu Paladar e pH.
A origem da palavra Vinho ainda não encontra consenso entre os estudiosos. Uma das teorias sobre a origem da palavra vinho está ligada à junção de duas palavras antigas, vinum e oinos. Mais precisamente Vinum do latim, e Oinos do grego antigo. Outra teoria é que o termo deriva do sânscrito Vene, que é a mesma raiz da deusa do amor Vênus e a liga inextricavelmente ao prazer e amor. O vinho sempre esteve, portanto, intimamente ligado ao amor e à alegria de viver. É uma bebida capaz de relaxar o corpo, inebriar os sentidos e libertar o instinto humano.
Concluindo, a etimologia da palavra vinho é certamente um tema altamente debatido e complicado, mas todos os estudiosos concordam em uma coisa: não importa a origem do nome, O Vinho é, certamente, a bebida alcoólica que mais irá deliciar o seu paladar.
Niterói, 29 outubro 2024.
Gianni Volpato.