Vinho Barolo D.O.C.G Cascina Dei Vini ![]()
Vinícola: Cascina Dei Vini
Notas de sabor:
Cor: Vermelho granado intenso, com reflexos alaranjados, que se acentuam com o envelhecimento.
Perfume: Intenso, complexo e persistente. As notas de perfume são de frutas vermelhas secas, como cereja e amora, combinadas com aromas de rosas, alcatrão, especiarias, trufas e tabaco.
Sabor: Encorpado e potente. É um vinho robusto, austero, mas aveludado. Com taninos firmes e uma acidez notável complementando uma excepcional concentração frutada, com sabor que enche a boca e persiste por muito tempo, assim como seu aroma.
Harmonização: O Barolo é ideal para pratos de carnes vermelhas mais elaborados, como assados, caças, risotos e massas com molhos ricos, além de queijos curados e duros.
Notas do Especialista:
O Barolo é um vinho que precisa envelhecer para ser apreciado integralmente, por isso ele tem a obrigatoriedade de envelhecimento mínimo de três anos, sendo dois em barris de carvalho ou castanho, após o engarrafamento ele pode ser comercializado completando os três anos.
A minha opinião é que que ele se torna maduro entre os cincos e dez anos. Quando engarrafado e bem aconchegado em adegas apropriadas chegam aos os vinte anos.
Conselho para servir e degustar melhor este vinho:
Ao sair da adega, entre os 16º e 18ºC, despeje o vinho em uma jarra ou decanter. Ao despejar, procure criar uma queda continua e lenta mantendo um fluxo contínuo, permitindo assim uma boa oxigenação. Importante não mexer ou agitar a garrafa.
Gianni Volpato, o Amante do Vinho.